quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Há Tempos São os Jovens que Adoecem...



Rock in Rio passou e tive que ir para realizar alguns sonhos da minha adolescência. Um desses sonhos era estar presente em algum show do Legião Urbana e não poderia deixar passar esta oportunidade de encontrar Dado, Bonfá, Orquestra Sinfônica Brasileira e convidados cantando músicas relevantes até os dias de hoje! Momento único e mais ainda dentro do meu contexto atual né... mas não vim escrever sobre música. O evento estava incrível, com a Cidade do Rock muito bem estruturada e organizada. Justamente quando eu andava para conhecê-la me deparei com algo que não esperava. Estava instalado lá um stand onde era possível fazer o teste rápido de AIDS! Como assim? - foi o que pensei assim que vi. Quem sai de casa para um dia feliz de shows e diversão, e decide fazer um teste de HIV? E aos que resolvem fazer por diversão com os amigos, preocupação ou qualquer outro motivo nunca esperam um resultado mostrando serem soropositivos, mas e aos que se confirmam assim, qual a reação? A equipe destinada ao trabalho estava realmente preparada? Afinal um resultado desse acaba com a alegria de qualquer festa.
Me arrependi muito de não fazer o teste lá, apenas como pesquisa para o blog...queria saber a reação dos profissionais, das pessoas próximas ao local.... Mas deixei passar esta oportunidade pois era um dia importante pra mim e não queria ficar remoendo esses sentimentos.
Comentei lá no hospital este fato e percebi que não era o único a ir contra esta proposta. Acho altamente válida a proposta de inserir uma campanha em um evento deste porte, mas não poderia ser voltada para a prevenção? Como disse uma psicóloga, tantos usaram a camiseta do filho da Cissa Guimarães, terem feito alguns artistas e formadores de opinião usarem uma camiseta ou algo do tipo alertado do exame ou algo assim talvez tivesse dado um resultado muito melhor. Devemos, sim, cada dia mais estar inserindo essas informações na sociedade, mas temos que entender os melhores locais e momentos.
Me coloco no lugar de alguém que possa ter descoberto lá, com Renato Russo tocando ao fundo e sendo obrigado a estar a km de distância de um local calmo... eu acho complicado...

Um comentário:

Victor disse...

Oi Luan, adorei ver que vc respondeu o meu e-mail. Comecei o tratamento a 3 dias... e to passando muito mal, enjoo o tempo inteiro, fraqueza entre outras coisas. Amanhã tenho psicologo, mas não sei se vou aguentar um ônibus até lá.
Abraço!