sábado, 1 de setembro de 2012

CTA São Bernardo do Campo - Exemplo


Quando conheci meu diagnóstico fui direto ao serviço público de saúde entender o que iria acontecer comigo a partir daquele momento. Fui, principalmente, por ter como norte a informação da estrutura brasileira para o serviço do HIV/AIDS. Desde então não abri mão do serviço público de saúde. Confesso que para outras especialidades e os exames laboratoriais opto pela utilização do meu plano de saúde, mas para o acompanhamento com o infectologista gosto do serviço que me é prestado. Acho importante frequentar esses espaços não somente pela qualidade e avaliação constante do serviço oferecido, mas também para manter meus pés no chão, conectado com outras histórias e realidades.

Esta semana tive a oportunidade de conhecer o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de São Bernardo do Campo - SP. Fui para conversar com alguns dos responsáveis do programa e me deparei com uma estrutura exemplar. Começando pelos corredores e cores das paredes, pode parecer bobeira, mas faz uma grande diferença estar em um local que te conforta. Boas salas de atendimento e o que mais me impressionou: Uma academia com um fisioterapeuta muitíssimo atencioso e focado em ajudar, já que o foco lá é, além da qualidade de vida, cuidar de problemas como a lipodistrofia. ( apareci de "surpresa", por isso vi o funcionamento de verdade) e também uma sala odontológica para resolver os problemas de saúde bucal. 

Fiquei realmente impressionado, ainda mais comparado com as coisas que já vi relacionadas à este assunto. Um exemplo a ser seguido. 

Enquanto estava lá observei um rapaz chegando bem tenso para fazer o teste rápido. Ao sair da sala, um bom tempo depois, pude concluir o resultado de seu exame. Lembrei de como recebi o meu, e respirei aliviado pelo rapaz ter tido toda esta estrutura lhe dando suporte. 


Um comentário:

Mad-Spice disse...

To passando pra dizer q gostei do novo layout e da nova foto!!!

gostei muito dos profissinais do CTA de SBC tb!!!

se cuide meu querido...ateh breve!!!